O Que é Educação a Distância? – Benefícios MAGNIFICOS

Muita gente pergunta O que é educação a distância? O Segunda Começa vai te contar O que é educação a distância,  como ela funciona e como você deve fazer para se matricular e obter o melhor desta modalidade de ensino.

Entendendo o que é educação a distância, também conhecida por sua sigla, EAD, você já sabe: Segunda começa sua nova vida, estudando, aprendendo coisas novas, com foco em um futuro melhor.

educação a distancia
educação a distância

Qual o conceito de educação a distância?

Vamos começar? O que é educação a distância? Mais do que estudar em casa, na hora em que der, educação a distância é uma modalidade educacional onde tanto os alunos quanto os professores estão separados.

Calma que ainda não terminamos de responder o que é educação a distância… Professores e alunos precisam se comunicar, os alunos precisam de diplomas e os professores têm que avaliar os estudantes.

Assim, a educação a distância é regida por normas legais que garanta que tudo funcione conforme determinado pelo Ministério da Educação LINK ?? e pela instituição de ensino.

Para que tudo isto aconteça, a educação a distância conta com tudo o que a tecnologia pode oferecer para facilitar a comunicação, avaliação e entrega de materiais didáticos.

Quais os objetivos da educação a distância?

A educação a distância é uma das modalidades de ensino. Seus objetivos são o oferecimento de um processo de aprendizagem através de recursos tecnológicos.

Este processo é moderno, completo e bem eficiente.

A educação a distância pode ser realizada em praticamente todas as etapas de aprendizagem e aplicada na educação básica, média, profissional e superior.

Agora que você já sabe o que é educação a distância, vamos entender como ela funciona.

Como ocorre a educação a distância?

Já contamos o que é a educação a distância, agora veja como ela ocorre. Este método moderno tem feito cada vez mais sucesso e permite que pessoas das mais variadas idades e estilos de vida tenham sucesso em uma formação que vai melhorar muito sua vida.

No Brasil e no mundo a educação a distância tem crescido todos os anos.

A educação a distância funciona a partir de uma plataforma online onde a instituição de ensino criou e gerencia os cursos.

Ali tem um ambiente virtual de aprendizagem onde estarão os materiais didáticos, avaliações, trabalhos a serem entregues, boletos de pagamento, sala de bate-papo para interagir e tirar dúvidas com colegas e professores.

A educação a distância deve oferecer todos os recursos necessários para que os alunos adquiram habilidades e conhecimentos que lhe permitam atuar em uma nova profissão, formar-se no ensino médio ou adquirir novos potenciais.

Veja alguns recursos que as instituições profissionalizantes e educacionais disponibilizam para seus alunos:

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Aqui é um pedacinho da escola, faculdade ou curso na sua casa. Neste espaço está todo o material que o professor disponibiliza, seja ele em texto, apostila, vídeo-aula, slides, exercícios e avaliações.

Aqui também estarão seu cronograma de aulas, as notas, um mural de recados, uma caixa de comunicação entre você e seus professores, além do chat para assuntos coletivos.

Polo de apoio presencial

Entendendo o que é educação a distância, pode até parecer que você nunca vai precisar ir na instituição. Não é bem assim…

Não importa onde é a sede da instituição, é importante que em cada estado onde ela se propõe a estar, tenha um polo de apoio presencial.

Uma das exigências do Ministério da Educação são que encontros presenciais ocorram.

É comum também que no polo presencial existam laboratórios de tecnologia e bibliotecas.

Tutorial

A tutoria é para a hora que bateu aquela dúvida! Os tutores são capacitados para tirar todas as dúvidas em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de auxiliar na elaboração de planos de estudo.

Como posso me matricular no ensino a distância?

Agora que você já sabe o que é educação a distância e como ela funciona, está na hora de saber como fazer para se matricular.

A primeira coisa a se fazer é decidir o que estudar. Como você viu na explicação de o que é educação a distância, ela pode englobar desde a educação básica até o ensino superior e profissionalizante.

Assim, depois de escolher o nível de educação que você deseja, é hora de escolher a instituição de ensino. Para a escolha, pesquise e descubra como funciona seu processo de ingresso de alunos que pode ser por avaliação de histórico ou vestibular.

É possível encontrar também instituições que não façam seleções de alunos.

Assim como o processo de aprendizagem, a matrícula também ocorre a distância. Busque a instituição de ensino que mais combina com seus objetivos.

Tenha em mente que a disciplina é um fator muito importante na educação a distância, já que seu rendimento e frequência no ambiente de aprendizagem dependem somente de você.

Alguns encontros ocorrerão de forma presencial, como determina o Ministério da Educação se organize para se descolar até a instituição de tempos em tempos.

Ah, não  esqueça que ter acesso à internet é imprescindível.

Validade do diploma

Então você já sabe o que é educação a distância, como ela funciona e como se matricular. Chegou a hora de saber se todo seu esforço vai valer a pena.

Para que o diploma tenha validade, é preciso que ele seja emitido por uma instituição credenciada ao Ministério da Educação.

No Ministério não importa se a instituição de ensino é de modalidade presencial ou a distância, o rigor para aprovar os cursos é o mesmo.

Desta forma, você pode estudar com a segurança de uma boa qualidade de ensino e desfrutar da nova vida que um diploma pode te dar.

Quais os desafios da educação a distância?

A educação a distância tem muitas vantagens, mas também desafios. O mais talvez o maior desafio seja a mudança de paradigmas e aceitar que a educação a distância tem uma qualidade tão boa quanto a modalidade presencial;

– A falta de uma internet de qualidade pode desanimar algumas pessoas;

– Estudar sozinho pode ser difícil para muitas pessoas mas o estabelecimento de uma rotina de estudos pode ajudar.

O Segunda começa fez uma lista com 10 dicas infalíveis para te ajudar a organizar uma rotina.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.