Diferença Entre Educação a Distância e Ensino Remoto – APRENDA

E aí, Segunda Começa? Tem diferença entre educação a distância e ensino remoto? Tem!

Apesar de parecerem a mesma coisa, existe diferença entre educação a distância e ensino remoto e a gente vai contar tudo.

O assunto virou tema de muitos debates, em especial após o início da pandemia da Covid-19, onde quem ainda não era aluno de EAD passou a ser, ampliando em muito a popularidade desta modalidade de ensino.

Foi um desafio, em especial para crianças e jovens que ainda não estavam familiarizados com estudar a distância.

Vamos contar a diferença entre a educação a distância e o ensino remoto e o que é o ensino remoto emergencial que acabou aparecendo na vida de pessoas de todo o mundo em 2020.

Assim, na segunda, você já começa sabendo de tudo. Mas muita calma nesta hora que gostamos de tudo explicadinho.

Vamos por partes!

Diferença Entre Educação a Distância e Ensino Remoto
Diferença Entre Educação a Distância e Ensino Remoto

O que é educação a distância?

Essa a gente já contou aqui mas conta de novo para que ninguém tenha dúvida sobre a diferença entre educação a distância e ensino remoto.

A educação a distância, também conhecida por sua sigla EAD, é um método de ensino onde tanto os professores quanto os alunos não estão separados.

Para que tudo funcione dentro dos conformes, a educação a distância é regida por leis e conta com tudo o que a tecnologia pode oferecer para facilitar a comunicação, avaliação e entrega de materiais didáticos.

Quais são os objetivos da educação a distância?

Seu principal objetivo é oferecer um processo de aprendizagem através de recursos tecnológicos de forma moderna, completa e eficiente.

Ela pode ser realizada em praticamente todas as etapas de aprendizagem e aplicada na educação básica, média, profissional e superior.

Como ocorre a educação a distância?

Da maneira mais moderna possível! Ela permite que todas as etapas ocorram a distância, embora a legislação exija que encontros presenciais aconteçam.

A entrega de materiais, as provas, a hora de tirar as dúvidas e a as tarefas a serem cumpridas, tudo acontece virtualmente.

Na educação a distância a instituição oferece um ambiente virtual de aprendizagem onde estão todos os materiais didáticos, as avaliações, os trabalhos para entregar, os boletos de pagamento e ainda tem uma sala de bate-papo para todos interagirem e tirarem suas dúvidas.

Não é à toa que este método tem feito cada vez mais sucesso, permitindo que pessoas das mais variadas idades e estilos de vida tenham sucesso em uma formação que pode modificar suas vidas para melhor.

Tá, mas e a Diferença entre educação a distância e ensino remoto?

Parece estranho ter diferença já que a aula remota também é a distância.

Vamos contar o que é o ensino remoto e tudo ficará mais claro.

O que é ensino remoto?

O ensino remoto também ocorre em uma situação onde alunos e professores estão separados e também precisa contar com a tecnologia.

A principal diferença entre educação a distância e ensino remoto é que no remoto, o ensino acontece em tempo real.

Então, diferente da educação a distância onde cada um estuda no horário que escolher e no cronograma que definir, no ensino remoto as aulas tem hora para começar e para terminar.

Geralmente ela ocorre no mesmo horário das aulas que aconteciam de forma presencial, com alunos e professores no mesmo ambiente virtual.

O que é ensino remoto emergencial?

Esta é uma modalidade que veio com tudo durante a pandemia da Covid-19. Com a suspensão das aulas, o ensino remoto foi a opção escolhida por muitas instituições para que crianças e jovens cumprissem o calendário letivo sem maiores prejuízos ao rendimento escolar.

Agora que a gente já te contou tudo, escolha o jeito de estudar que melhor se encaixa em sua vida e planeje seu futuro.

E não esqueça: segunda é um lindo dia para começar uma vida nova.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.