Cronograma de Estudos – Saiba Por Onde COMEÇAR

Hoje vamos falar do cronograma de estudos, seu melhor amigo da jornada de estudar, seja para o Enem, vestibular, concursos ou escola e graduação.

E se o cronograma de estudos não é seu objetivo mas você quer um cronograma para te ajudar a organizar a vida, a rotina de trabalho ou um novo projeto, fica por aqui!

O Segunda Começa vai mostrar que com as ideias do cronograma de estudos, você pode organizar o cronograma que melhor se encaixa em seus objetivos e ficar pronto para seu projeto começar na segunda, com todo gás!

Bora lá? Por partes…

O que é um cronograma de estudos?

Cronograma de Estudos
Cronograma de Estudos

Explicando de maneira simples,

O que é um cronograma de estudos? O cronograma de estudos nada mais é do que um método adotado para organizar a sua rotina e definir horários para as variadas tarefas envolvidas no seu processo de aprendizagem. A verdade é que fica até difícil falar em “cronograma” assim, no singular.

Porque fazer um cronograma de estudos?

Quem decide estabelecer um método para se dar melhor nos estudos ou mesmo decide começar, precisa ter em mente que só a dedicação e a concentração podem não ser suficientes para um bom desempenho.

Ter uma estratégia para estudar é tão importante quanto decidir estudar. A decisão é um grande passo para sua vida mas sem um cronograma, a disciplina, a organização e o foco podem se perder e sua motivação se perder em meio a tantas disciplinas.

Manter o foco é a maior queixa de pessoas que tentam estudar em casa em meio a tantas distrações e diferentes barulhos e a tecnologia, aliada e inimiga neste processo.

O Segunda começa já adianta que um cronograma de estudos é mais do que uma tabela e vamos contar daquele jeito que a gente gosta: bem explicadinho!

Mas antes, vamos entender a importância de um cronograma de estudos.

1 – Estabelecimento de prioridades

Estudar é seu principal objetivo mas muita calma nesta hora! Um cronograma de estudos bem feito vai te mostrar que é possível aliar os estudos com a vida pessoal e manter uma rotina.

Com o cronograma estabelecido, é possível ver que há espaço para uma caminhada ou um bate-papo com os amigos.

2 – Controle de tempo

Com tantas disciplinas para estudar, fazer revisões, trabalhos para entregar, fazer simulados e ainda manter as tarefas da vida pessoal e profissional, como fazer?

O cronograma de estudos é a resposta!

Nele estará o tempo e os dias dedicados para cada disciplina, o horário da pausa para o lanche, alongamento e descanso.

Com o cronograma de estudos você não cai na tentação de estudar só a matéria que mais gosta e nem de abandonar as que não tem tanta intimidade (ou tem ódio no coração só de pensar nelas).

3 – Estabelecimento de um método de estudos

Seu amigo que também está estudando gosta de passar as madrugadas acordado e sua mãe acha que o ideal é passar a tarde trancado no quarto. Mas e você, o que acha que é melhor?

A curva de aprendizado depende de muitos fatores e um deles é seu ritmo pessoal. Descubra qual método de estudos melhor se encaixa na sua vida e faça seu cronograma de estudos personalizado.

Faça ajustes sempre que necessário.

4 – Revisão de conteúdo

Esta etapa do cronograma é bem importante. Quando se estuda com atenção, a revisão vai apenas reascender tudo o que foi aprendido e ajudar a fixar o conhecimento.

É na revisão que se descobre aquela dúvida que pode ser determinante na sua prova e na sua aprovação.

Aí vale fazer simulados, reler anotações, fazer provas antigas sobre a matéria… As opções são muitas.

5 – Aumento do rendimento

Seguir um cronograma de estudos faz com que seu cérebro crie o hábito e se condicione a estar concentrado durante aquele tempo.

Quanto mais você seguir o cronograma mais seu rendimento vai aumentar, pois seu cérebro e seu corpo estarão prontos para recomeçar no dia seguinte.

Quando seu cronograma de estudos se tornar um hábito, você estará mais concentrado, consciente e irá aprender com muito mais facilidade.

6 – Autoestima lá em cima

Quando a gente se compromete a ser melhor, a manter aquilo que decidiu começar na segunda e vê os frutos se sente muito mais feliz, não é mesmo?

Cumprir um cronograma tão puxado quanto o de estudos, vai te dar a certeza de que você é capaz de tudo.

E por onde eu começo?

Começa pela segunda, né? Ops, não, calma!

Antes de estabelecer seu cronograma de estudos é preciso algumas etapas que irão te ajudar a fazer tudo com a máxima eficiência:

Cronograma de Estudos
Cronograma de Estudos

Etapa 1 – Definição de objetivo

Sem um objetivo claro, seu cronograma de estudos vai ter falhas. É aquele ensinamento antigo: se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve.

Vai estudar para um concurso que vai dar um up na sua vida? Quer passar no tão sonhado vestibular ou Enem? Está concluindo a graduação?

Foque no seu sonho e faça seu cronograma baseado nele. Seu objetivo e seus sonhos serão a motivação para fazer o cronograma e cumprir ele à risca.

Etapa 2 – Saiba suas possibilidades

Se você trabalha pela manhã, não adianta ter este horário de estudos no seu cronograma.

Ah, Segunda Começa, mas isso é obvio, né? Não, não é!

Muita gente faz um planejamento irreal, impossível de ser cumprido, que não se encaixa na sua rotina.

Resultado? Perda de foco, desmotivação e abandono dos estudos…

Coloque sua rotina no papel, defina seu melhor horário de estudo, tire um tempo para você mesmo sem esquecer da hora do descanso, alongamento e lanchar.

Aquele tempo com os amigos também é importante. Café com a mãe, tá valendo. Hora da revisão, dia de hidratar os cabelos também. Vai ter lua cheia na próxima segunda? Olha que coisa linda… Coloca no cronograma!

Etapa 3 – Saiba quanto tempo suas atividades devem durar

Não, seu cronograma não é tarefa de quartel mas deve ter disciplina! Seja realista e não coloque 5 minutos para um café se você é do tipo que come como um estivador…

Trace metas realistas não só quanto à execução mas também quanto ao tempo.

Um cronograma que se encaixa na sua vida é um aliado para manter o foco e a persistência.

Etapa 4 – Método de estudo

Esta é a hora de definir como estudar e para isto, é preciso novamente o autoconhecimento, ou seja, como sua mente funciona? Como você aprende melhor?

O que funciona para seu amigo nem sempre vai ser o melhor para você. Assim como tem quem aprenda melhor passando a tarde estudando sem folga tem quem fixe melhor o conteúdo fazendo pausas regulares.

Escolha a melhor alternativa e mãos à obra.

Como montar um cronograma de estudos?

Nossa dica é muita calma nesta hora! Comece aos poucos, com um cronograma para a semana, depois para a quinzena até que seja feito um para os próximos meses.

Fazendo desta forma, é possível fugir do pânico de não dar conta e ainda fazer os ajustes de probleminhas que só serão vistos na prática do dia-a-dia.

Liste as matérias, os simulados, a caminhada, hora do banho, descanso, alimentação e tudo o que estiver em sua rotina.

Para o cronograma, é possível usar uma folha de papel, excell ou app disponíveis gratuitamente. De novo: o que vale aqui é o autoconhecimento. Como funciona melhor para você?

Agora determine quanto tempo do dia seu estudo vai durar e estabeleça quais matérias serão estudadas a cada dia.

Sabendo quais seus pontos fortes e quais suas dificuldades, será mais fácil escolher o tempo dedicado a cada matéria.

Encaixe os horários de lazer, descanso e demais atividades e bora estudar!

Quantas matérias se deve estudar por dia?

Aqui a respostas é elementar meu caro Watson: depende!

Como assim, Segunda Começa?

Ué, gente, depende… Tudo depende do seu objetivo, da dificuldade ou facilidade que se tem em cada matéria.

Se seu objetivo é um concurso é bem provável que algumas matérias tenham maior peso do que outras na hora da prova.

Se seu objetivo é o Enem, também é possível que algumas matérias toquem seu coração com pitadas de ódio…

O que a gente quer dizer é que quem define quantas matérias estudar por dia é a mistura de seu objetivo com seu autoconhecimento.

Mas vamos falar genericamente. Por exemplo, se você tem 8 horas livres ao dia, pode estudar 8 matérias ao dia, por 50 minutos cada, fazendo intervalos. Mas fala pra gente: você consegue estudar todos os dias o dia todo? Se sim, siga o plano. Se não, faça adaptações.

Nosso primeiro tópico é sobre isto.

Quantas horas de estudo por dia é necessário?

É o que estávamos falando. Se você tem 4 horas livres, se dedique a elas. Se você tem 10, bora lá. Mas se seu cérebro rende no máximo 6 horas, se dedique o tempo que for possível.

Mas persista e sempre lembre que a disciplina e o esforço de hoje são a criação de um hábito que ficará rendendo frutos para sempre.

Existe diferença entre um plano de estudos, um ciclo ou um cronograma?

São diferenças sutis, mas existem.

Veja só:

Plano de estudos

O plano é algo que funciona em maior escala do que o cronograma, que você já conhece, mas sem deixar de fazer parte dele.

É o plano de estudos que vai definir suas metas, seus objetivos e seu cronograma de estudos.

Resumindo, ele é o conjunto das ações para que se atinja determinado objetivo. Imagine que o plano é um sumário detalhado de um livro, determinando o que será visto em cada capítulo.

Ciclo de estudos

O ciclo é mais uma ferramenta metodológica que vai otimizar seu processo. Ele é o período de estudos ao qual você vai se dedicar para concluir determinada tarefa.

Veja só, ele não é um período fixo, como uma semana ou um dia, por exemplo. É algo subjetivo, porém com metas. Calma que a gente explica: seu objetivo da quinta é estudar 5 disciplinas na parte da tarde, ou seja, seu ciclo é de 5 horas.

No entanto, por força do destino, naquela quinta não foi possível e você precisou acumular o conteúdo, terminando seu ciclo somente na sexta. Por consequência, seu ciclo de sexta terminou no sábado, quando deveria ter seu descanso…

Mais uma vez a gente lembra da importância de um planejamento realista e do compromisso com os estudos.

Vai ter descanso, produção?

Mas claro, né? O Segunda Começa quer te ver compromissado, realizado, disciplinado e sabe que o descanso faz parte de uma rotina de estudos.

Descansar e planejar seu descanso são etapas fundamentais para manter sua saúde física e mental durante as etapas de seu estudo.

Sempre lembre que cada gota de suor e cada hora de meta cumprida vão valer a pena no final.

Para não desanimar, lembre o que te move e o que te trouxe aqui, na procura de respostas.

Seja uma promoção pela conclusão de uma pós-graduação, seja o aumento de salário pela aprovação em um concurso ou ingressar naquela universidade dos sonhos, não importa.

Estamos do seu lado e já temos muito orgulho em ajudar na sua jornada.

Ah, e não esqueça: segunda é um lindo dia para começar uma vida nova.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.