Como usar Google Acadêmico no seu TCC- SEU GUIA

Vamos descobrir como usar Google Acadêmico no seu TCC e tirar o máximo de proveito para facilitar tua vida.

Com uma vida tão corrida, exigências da vida pessoal, profissional e ainda ter que fazer o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso, saber como usar Google Acadêmico no seu TCC vai facilitar tua vida.

Além de mostrar como usar Google Acadêmico no seu TCC, vamos contar como fazer as pesquisas, definir marcadores, saber as vantagens e os segredinhos escondidos.

Simbora lá?

O que é o Google Acadêmico?

Como usar Google Acadêmico no seu TCC
Como usar Google Acadêmico no seu TCC

Ele é uma ferramenta do Google que vai te permitir encontrar publicações para construir toda a teria do seu Trabalho de Conclusão de Curso, sejam artigos, teses, dissertações, anais e demais trabalhos científicos.

Não é lindo? É, né?

Mas tem mais uma ótima notícia: ele é gratuito e não requer habilidades específicas para aprender como usar Google Acadêmico no seu TCC.

É possível fazer pesquisas com delimitação de tempo de publicação por autor, assunto e outras variantes. É Google Acadêmico mas o Segunda Começa gosta de chamar de paraíso dos formandos desesperados.

Vamos aprender o passo-a-passo?

Por onde eu começo?

Ah, Começa Segunda, né?

Tá, vamos falar sério:

Como pesquisar TCC no Google Acadêmico?

Como usar Google Acadêmico no seu TCC
Como usar Google Acadêmico no seu TCC

Acesso

A primeira coisa a se fazer para entender como usar Google Acadêmico no seu TCC é acessar a rede. Pesquise por “Google Acadêmico” ou cole https://scholar.google.com.br no navegador.

Tema

Após entrar no Google Acadêmico, digite seu tema através das palavras-chave ou por termos específicos.

Ele vai te dar uma grande relação de artigos, teses dissertações e até livros relacionados ao assunto

Período e demais marcadores

Aqui é a hora de pesquisas com delimitação de tempo ou autores. Por exemplo: seu orientador não quer referências com mais de dez anos? Você vai fazer um trabalho sobre publicações de um assunto entre os anos de 2005 e 2010 sobre determinado autor? O Google Acadêmico te dá tudo mastigadinho.

Recursos extras (e lindos!)

O Segunda Começa não ia te deixar de fora das maravilhas da pesquisa, né?

Biblioteca pessoal

Depois quer você fizer a escolha dos melhores materiais para usar no seu TCC, os reúna na biblioteca que é disponibilizada.

Pesquisa por autor

Depois de fazer a pesquisa através das palavras-chave de seu TCC, é possível selecionar por autor. Assim, todos os trabalhos publicados por este autor ou que tenham citado ele aparecerão.

Como colocar seu TCC no Google Acadêmico?

Depois de saber como usar Google Acadêmico no seu TCC e ser lindamente aprovado, é hora de deixar seu trabalho disponível para que outros possam ler e citar sua pesquisa. Olha que chique! Além de valer pontos em provas de títulos…

Primeiro é preciso criar um perfil no Google Escolar preenchendo os dados solicitados, como nome completo e dados da sua instituição de ensino.

Depois que indexar os documentos no seu perfil, é possível ainda criar um alerta para quando alguém realizar uma pesquisa e seu nome virar referência.

Quais as vantagens do Google Acadêmico?

Saber como usar Google Acadêmico no seu TCC tem muitas vantagens!

Acesso a bibliotecas universitárias

Uma das vantagens mais legais da rede é a integração com bibliotecas universitárias. Isto te dá um mundo de materiais para a construção do seu TCC. É possível ainda escolher a biblioteca nas configurações e fazer suas pesquisas somente ali.

Vá em Configurações > Links de Biblioteca e escolha.

Grande variação de fontes para acessar gratuitamente

Além da pesquisa de diferentes temas e bibliotecas para usar Google Acadêmico no seu TCC, gratuitamente também é possível pesquisar em diversas línguas, sem falar na variedade de áreas do conhecimento.

Ao usar Google Acadêmico no seu TCC, é possível pesquisar de medicina à agricultura, das variações de áreas das artes até as ciências exatas.

Como citar algo de Google Acadêmico?

Ah, facinho! Mamão com açúcar.

Nem precisa que você se dê ao trabalho de digitar o último sobrenome do autor em maiúsculo, saber a página da revista ou a editora. Esqueça o caos.

Você pode fazer a pesquisa em “citador por” e ver o resultado.

Outra forma, a nossa preferida, é fazer as pesquisas e separar o material. Depois, tem um símbolo de aspas “ que fica abaixo do título do trabalho

Clicando ali, vai abrir uma janela com a citação completa. É só copiar e colar.

Como baixar arquivos no Google Acadêmico?

Não tem erro. Se ao invés de salvar na biblioteca você prefere baixar os arquivos para usar Google Acadêmico no seu TCC, é facinho também.

Nossa opção predileta, é após abrir o arquivo, clicar com o botão direito e salvar como. Ui, que difícil!

 

Agora que o Segunda Começa já te contou como usar Google Acadêmico no seu TCC, corre, criatura!

Te concentra, se organiza e não fica perdendo tempo… Comece a escrever! Tenha foco!

Ah, e não esqueça: segunda é um lindo dia para começar uma vida nova.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.