Como Montar um Planejamento de Aula Para Ensino Online

Com a facilidade em cursar a universidade, como montar um planejamento de aula para ensino online tem sido uma pergunta frequente de professores recém-formados ou que estão iniciando o estágio.

Conhecer como montar um planejamento de aula para ensino online é essencial não só para ingressar neste mercado de trabalho que só cresce mas também para ser um profissional de destaque.

O Segunda Começa não ia te deixar de fora desta e vai te deixar pronto, com tudo o que é preciso saber sobre como montar um planejamento de aula para ensino online porque segunda, você já sabe: é dia de começar!

De quebra, te damos um presente pra te estimular a começar: um passo-a-passo com tudo o que você precisa para montar suas aulas e se destacar na sua profissão.

Por onde começar a montar um planejamento de aula para ensino online?

Montar um Planejamento de Aula Para Ensino Online
Montar um Planejamento de Aula Para Ensino Online

Tudo começa pelo planejamento!

Não basta entender como montar um planejamento de aula para ensino online se você não souber por onde começar.

Esta é a parte essencial de todo o processo, onde serão definidos os objetivos a serem alcançados e quais os passos para chegar até eles.

Na hora de montar um planejamento de aula para ensino online é importante lembrar que apesar de cada área de atuação tem suas especificidades, assim como cada nível de ensino.

Independentemente de sua área ou para quais níveis de ensino você precisa fazer seu planejamento, se organize!

O que é um planejamento de aula?

Muita calma nesta hora! Se no ensino presencial não é só anotar o que vai ser ensinado em um papel, imagine no ensino a distância!

O plano de aulas é onde serão unidas as informações detalhadas e padronizadas. Sim, ele é um documento!

Ali estarão definidos os assuntos a serem abordados, os métodos escolhidos, a forma da avaliação, o cronograma de ensino, os objetivos e referências bibliográficas que você utilizou e que seus alunos podem recorrer.

Mas é preciso ter um planejamento de aula para ensino online?

Sim, é muito importante! Imagine que você vai gravar um conteúdo para seus alunos. O planejamento vai te dar um norte do que fazer, o que falar, quais assuntos abordar e quando encerrar o vídeo para começar outro.

As chances de erros, de repetição de assuntos ou daquela sensação de ter esquecido o que falar serão mínimas.

Como é um modelo de planejamento de aula para ensino online?

Para começar, saiba quem são seus alunos, quem é seu público-alvo. Quais são os aprendizados que eles precisam ter como base para sua atuação? Qual sua área? Quais elementos são essenciais a serem disponibilizados para os alunos?

O segunda Começa sempre quer sua vida mais fácil assim, a gente te dá esse presentão: um passo-a-passo com tudo o que você precisa para montar suas aulas e se destacar na sua profissão.

Passo-a-passo do planejamento

Como Montar um Planejamento de Aula Para Ensino Online
Como Montar um Planejamento de Aula Para Ensino Online

Dados de identificação.

Aqui é o cabeçalho, os dados básicos sobre você, a instituição, a matérias e a turma.

Lembra-se de fazer um para cada matéria e cada turma.

Tema e objetivo

Muita atenção aqui, não se pode confundir tema e objetivo com a ementa da disciplina.

Aqui é o que será abordado apenas naquela aula, o tema.

O objetivo é o que se deseja alcançar com aquela aula, o verbo, as ações que irão mover sua aula e seus alunos.

Os objetivos devem ser sempre realistas, viáveis e bem específicos, não se pode traçar metas aleatórias ou dúbias quando se trata de planejar as aulas online.

Conteúdo

Esta parte do planejamento de aula para ensino online é a melhor amiga do tópico anterior, os objetivos.

Tenha em mente que o conteúdo é a estrada que vai te levar aos objetivos.

Nesta parte do planejamento de aula o aluno vai ser apresentado ao conteúdo, ao que ele vai aprender. Podem ser conteúdos conceituais, procedimentais ou atitudinais.

Bora ver mais sobre eles?

Conteúdo conceitual

Se trata do que seu aluno deve conhecer e aprender, na forma de conceito. Por exemplo: aprender o que o sistema reprodutor.

Conteúdo procedimental

Aqui é mais do que aprender um conceito, é o que ele deve aprender a fazer. Por exemplo: aprender a solucionar equações.

Conteúdo atitudinal

Se refere ao que ele deve aprender de maneira prática. Por exemplo: aprender a diferenciar as orações.

Metodologia ou estratégia

Agora que você já sabe quais os objetivos e conteúdos, é hora de traçar a metodologia do seu planejamento de aula para ensino online, ou seja, como o ensinamento irá acontecer.

Esta é uma das partes mais importantes do plano, é aqui que a atenção e o interesse dos alunos são mantidos.

Defina como tudo irá acontecer, se serão realizados exercícios de fixação, material de texto ou vídeos, sempre tendo em mente que as aulas são a distância e que a atenção precisa ser mantida.

Os níveis de ensino e as matérias a serem lecionadas são essenciais para traçar sua metodologia.

Recursos didáticos

Esta é outra parte muito importante! Seja vídeo, livros ou apostilas. O planejamento vai garantir que na data da aula a ser gravada ou na entrega do material, tudo já esteja pronto e sem o risco de atrasos.

Defina quais recursos combinam com os objetivos, tipo de conteúdo e metodologia.

Cronograma

Olha o cronograma aqui novamente. Quem já acompanha do Segunda Começa sabe que a gente é super-fã do cronograma, seja como aluno, professor ou como alguém que quer mudar a vida para melhor e precisa de um planejamento.

Defina de quanto tempo você precisa para oferecer o conteúdo planejado e receber de volta as avaliações. Ele também é ligado aos seus objetivos.

Avaliação

Agora que as etapas anteriores foram cumpridas com êxito, é hora da avaliação. E de que forma esta avaliação irá acontecer? Quais será o método de sua escolha para avaliar o aprendizado de seus alunos?

As escolhas são muitas e sabendo seu público, fica tudo mais fácil.

Ah, caso as etapas não tenham sido cumpridas com tanto êxito assim, calma. Aprenda com seus erros e siga e frente com as adaptações necessárias.

E não esqueça: segunda é um lindo dia para começar uma vida nova.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.