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O uso de Ômega-3 durante a gravidez previne a depressão pós-parto? Fato ou Boato?

 

Muito estudada hoje em dia e temida por toda gestante, a depressão pós-parto é assunto de grande especulação.
Ingerir o ômega 3 durante a gestação traz grandes benefícios ao recém nascido como um mais rápido desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina e um melhor desenvolvimento social da criança com o passar dos anos.

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Mas quanto à influência do ômega-3 na prevenção da depressão pós-parto não houve evidência científica, então trata-se de um Boato.

Segundo um estudo do American Journal of Obstetrics and Gynecology de 2013, foram avaliadas 126 gestantes com riscos de desenvolver depressão pós-parto segundo a Escala de Edimburgo de avaliação desta enfermidade.
As gestantes foram divididas em três grupos, no primeiro grupo tomaram EPA- rich fish oil, no segundo DHA-rich fish oil e no terceiro um placebo de óleo de soja.
No final do estudo as mulheres que ingeriram o EPA e o DHA realmente tinham uma quantidade sangüínea adequada destes ácidos graxos, no entanto, no fim da pesquisa em que todas responderam um questionário elaborado para apontar sintomas de depressão pós-parto, não houve diferença significativa que comprove que o uso do ômega-3 realmente previna a depressão pós-parto.

De qualquer forma os benefícios para o bebê no desenvolvimento de seu sistema nervoso no campo intelectual, motor e visual são indiscutíveis .

Assim sendo, qual a melhor fonte de ômega-3? Os peixes ou o suplemento em cápsulas?

Os peixes gordurosos como a cavala, sardinha, salmão e truta contém altos níveis de mercúrio e não devem ser consumidos mais de duas vezes por semana. Desta forma, é mais segura a ingestão do ômega 3 em cápsulas, mas desde que sejam de marcas confiáveis e tenham no rótulo que são livres de metais pesados como o mercúrio .

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Referências Bibliográficas:
Mozurkevich E L; The mothers, omega-3 and mental health study: a double blind randomized controlled trial . Am J Obstet and Gynecol, 2013, vol 208 (4) pp 313 el 9
Swanson D; Block R; Mousa, S.A; Omega-3 fatty acids EPA and DHA : health benefits troughout lide. Adv Nutr, 2012 vol 3 (1) pp 1-7
Innis, S.M., Elias, S.E.Intakes of essential n-6 and n-3 polyunsaturated fatty acids among pregnant Canadian women. Am J Clin Nutr 2003, 77: 473-8
Malcolm, C.A., McCulloch D.L., Maternal docisahexaenoic acid supplementation during pregnancy and visual evoked potencial development in term infants: a double blind, prospective randomised trial . Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed 2003, 88 F 383-390

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